quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Doença do Rim Policístico

            Distúrbio renal hereditário que produz um aumento dos rins e interfere em sua função em razão dos múltiplos cistos que são formados neles.
          A doença policística dos rins (DPCR) é um distúrbio hereditário (com herança autossômica dominante (se um dos pais transmitirem o gene, 50% das crianças irão desenvolver o distúrbio) no quais múltiplos cistos são formados nos rins. Desconhece-se o mecanismo exato que desencadeia a formação dos cistos.
           Os cistos nos rins são freqüentemente associados a aneurismas dos vasos sangüíneos no cérebro. Podem estar associados aos divertículos do cólon e aos cistos no fígado, pâncreas e testículos. Cerca de 50% das pessoas com doença policística dos rins apresentam também cistos no fígado.
Nos estágios iniciais da doença, os cistos aumentam o tamanho do rim e interferem em sua função, resultando em pressão sangüínea alta crônica, anemia e infecções renais. Estes cistos podem fazer com que os rins aumentem a produção de eritropoietina (hormônio que estimula a produção dos glóbulos vermelhos) resultando em um aumento destes glóbulos, em vez de produzir a anemia esperada. O sangramento dentro de um cisto pode causar dor no flanco. Os cálculos renais são mais comuns do que em pessoas sem o distúrbio. A hipertensão causada pelos rins policísticos pode ser de difícil controle.
            A doença avança vagarosamente até por fim resultar em insuficiência renal em estágio final. Também está associada à doença hepática, incluindo a infecção por cistos no fígado. Quando a doença policística dos rins aparece na infância, ela tende a ser bastante grave e progride mais rapidamente, resultando em insuficiência renal em estágio final e morte na infância ou adolescência.
            A doença policística dos rins ocorre tanto em crianças como adultos, porém é muito mais comum em adultos. De modo geral, os sintomas não se apresentam até a meia-idade. Cerca de 2 em cada 10.000 pessoas apresentam a doença policística dos rins. O número real pode ser maior, uma vez que algumas pessoas não manifestam os sintomas. O distúrbio pode não ser descoberto a menos que os procedimentos que mostram a doença sejam realizados por outras razões.
            Os riscos incluem uma história familiar ou pessoal de doença policística dos rins.


4 comentários:

  1. edemildcosta@yahoo.com.br por favor eu fui ao medico por esta com colica renal e o medico falo que eu esva com policistica esto tem cura

    ResponderExcluir
  2. Meu pai,com 80 anos hoje,desenvolveu deste os 30 anos de idade pressão alta.A creatinina dele,então vem subindo 3,3. Mas, a surpresa de todas nós, é q papai, fez biopsia da médula e o resultado nada constou.Todos os sintomas q leio sobre esta doença nada disto ele sente!Quando criança, meus avôs mexiam c horta,e agrotôxicos .Ele tem outros irmãos+ novo q ele e q um esta pior q ele e o outro começando c a tal pressão alta.Não teria outra alternativa p este PAI q tem uma "vida de exemplo" p qquer pessoa, principalmente EU q sou filha.Um 80 q é um 8 em tudo.A nefrologista dele diz q o final dele será hemodiálice, fica em nosso pensamento esta pergunta, ele mereçe este final?

    ResponderExcluir
  3. Tenho 32 anos meu e Magila e tenho rins policistico so q meus rins esta igual uns cachos de uvas, gostaria de participar pra ser cobaia e aumentou meus rins muito e ñ quero fazer hemodiálise pelo amor de Deus me ajudar tem 2 filhos pra criar.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 32 anos meu e Magila e tenho rins policistico so q meus rins esta igual uns cachos de uvas, gostaria de participar pra ser cobaia e aumentou meus rins muito e ñ quero fazer hemodiálise pelo amor de Deus me ajudar tem 2 filhos pra criar.

    ResponderExcluir