sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rins

          São órgãos de cor marrom-avermelhada, com forma de grão de feijão e cerca de 10 centímetro de comprimento, localizados na parte posterior da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. O rim direito posiciona-se um pouco mais abaixo do que o esquerdo. Sobre os rins localizam-se as glândulas endócrinas suprarenais.
        Cada rim é envolto por três camadas de tecido: a fáscia renal, mais externa, a cápsula adiposa, localizada em posição intermediária, e a cápsula fibrosa, mais interna. A porção renal imediatamente abaixo da camada fibrosa é cahamada de córtex renal; nela localizam-se os néfrons, unidades responsáveis pela filtração do sangue, dele removendo a uréia, sais, ácidos úrico e outras substâncias que estejam em excesso no organismo. O sangue a ser filtrado chega ao rim pela artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de pequenas artérias, denominadas arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas penetra na cápsula renal de um néfon, onde se ramifica, formando um enovelado de capilares, o glomérulo renal. Aporção central dos rins, situada internamente ao córtex, é denominada medula renal e apresenta várias estruturas triangulares conhecidas como pirâmides renais. Estas são agrupamentos de ductos que coletam a urina formada nos néfons. No vértice de cada pirâmide localiza-se a papila renal, onde desembocam os orifícioss dos ductos coletores de urina. As papilas são envolvidas por estruturas denominadas cálices menores, que se reúnem para formar cálices maiores. A reunião destes forma a pelve renal, onde é lançada toda a urina produzida pelo rim.
          Os rins exercem rigoroso "controle de qualidade" sobre o sangue, mantendo difentes substâncias em suas quantidades normais. Quando a concentração de substância aumenta muito, os rins rapidamente eliminam o excesso. Se uma pessoa bebeu muito líquido, por exemplo, seus rins produzem uma urina diluída e abundande, eliminando assim o excesso de água. Se o sangue de uma pessoa tem muito açúcar, ou muito sal, ou se a quantidade de hormônios está acima do normal, os excessos dessas substâcias são eliminados na urina.



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Componentes do Sistema Urinário

    O conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de substâncias tóxicas constitui o sistema urinário. Este é formado por um par de rins e pelas vias uriníferas, compostas por um par de pelves renais, ou bacinetes, um par de ureteres, a bexiga urinária e a uretra.

Funcões do Sistema Urinário

.

          O sistema urinário é responsável pela maior parte de nossa excreção. O termo excreção refere-se a qualquer processo por meio do qual um organismo se livra de substâncias indesejáveis produzidas em seu metabolismo. A principal substância nitrogenada excretada pelo sistema urinário é uréia, gerada como produto do metabolismo de compostos nitrogenados, especialmente aminoácidos. Essas substâncias são formadas por aminoácidos que nosso organismo utiliza tanto para produzir suas próprias proteínas como para produzir energia por meio da respiração celular. Neste último caso, as moléculas de aminoácidos têm seu grupo amina removido e o restante da molécula é transformado em glicose, processo conhecido com gliconeogênese. Em nosso organismo essa desaminação de aminoácidos ocorre principalmente no fígado, onde os grupos amina são utilizados na produção de uréia. A uréia é liberada no sangue sendo dele removida pelos rins, que a eliminam na urina e além dela os rins também eliminam água, sais em excesso e outras substâncias prejudiciais ao organismo.