Reabsorção de Substâncias Úteis do Filtrado
No decorrer do trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de grande parte de água e de outras substâncias, as quais retornam ao sangue dos capilares do néfron. Toda a glicose, todos aminoácidos, todas vitaminas e grande parte dos sais presentes no filtrado glomerular retornam ao sangue.
As células da parede do túbulo contorcido distal absovem ativamente dos capilares próximos substâcias indesejáveis, como ácido úrico e amônia, lançando-as na urina em formação. Ao fim do percurso pelo túbulo do néfron, o filtrado glomerular tranformou-se em urina, um fluído aquoso, de cor amarelada e que contém predominatemente uréia, além de quantidades menores de amônia, ácido úrico e sais. A quantidade de urina produzida diariamente nos rins de uma pessoa é apenas 1,5 litros, portanto mais de 98% da água do filtrado são reabsorvidos durante o trajeto pelo túbulo do néfron.
Os capilares que reabsorvem as substância úteis dos túbulos renais originam-se pela ramificação da arteíola eferente, pela qual o sangue deixa a cápsula renal. Esses capilares reúnem-se posteriormente, originando uma vênula que desemboca na veia renal e que leva o sangue para fora do rim em direção ao coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário