quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fisiologia do Sistema Urinário

Reabsorção de Substâncias Úteis do Filtrado

          No decorrer do trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de grande parte de água e de outras substâncias, as quais retornam ao sangue dos capilares do néfron. Toda a glicose, todos aminoácidos, todas vitaminas e grande parte dos sais presentes no filtrado glomerular retornam ao sangue. 
         As células da parede do túbulo contorcido distal absovem ativamente dos capilares próximos substâcias indesejáveis, como ácido úrico e amônia, lançando-as na urina em formação. Ao fim do percurso pelo túbulo do néfron, o filtrado glomerular tranformou-se em urina, um fluído aquoso, de cor amarelada e que contém predominatemente uréia, além de quantidades menores de amônia, ácido úrico e sais. A quantidade de urina produzida diariamente nos rins de uma pessoa é apenas 1,5 litros, portanto mais de 98% da água do filtrado são reabsorvidos durante o trajeto pelo túbulo do néfron. 
          Os capilares que reabsorvem as substância úteis dos túbulos renais originam-se pela ramificação da arteíola eferente, pela qual o sangue deixa a cápsula renal. Esses capilares reúnem-se posteriormente, originando uma vênula que desemboca na veia renal e que leva o sangue para fora do rim em direção ao coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário