quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Glomerulonefrite

           Grupo de doenças renais causado por inflamação e destruição gradual e progressiva das estruturas internas do rim (glomérulos).
A glomerulonefrite é a destruição lenta e progressiva dos glomérulos renais com uma perda gradual da função do órgão (e, com o tempo, insuficiência renal crônica). A doença pode ser causada por problemas específicos do sistema imune, mas a causa precisa é desconhecida na maioria dos casos.
A lesão dos glomérulos, com a subseqüente ineficiência da filtração, causa uma perda de sangue e proteínas pela urina. Como os sintomas se desenvolvem gradualmente, a doença pode ser descoberta quando se encontra um exame de urina tipo I anormal durante um exame físico rotineiro por distúrbios não relacionados. A doença pode causar hipertensão e pode ser identificada apenas como causa da hipertensão de difícil controle.

Tratamento:

         O tratamento varia dependendo da causa da doença, do tipo e da gravidade dos sintomas. O objetivo principal do tratamento é controlar os sintomas. A hipertensão pode ser de difícil controle e normalmente é o aspecto mais importante do tratamento. Podem ser usados vários medicamentos anti-hipertensivos para tentar controlar a pressão sangüínea alta. Para tratar algumas das causas de glomerulonefrite crônica, podem ser usados corticosteróides, imunossupressores ou outros medicamentos. Pode ser necessário restringir a ingestão de sal, líquidos, proteínas e outras substâncias para auxiliar o controle da hipertensão ou da insuficiência renal. Pode ser necessário recorrer à diálise ou ao transplante renal para controlar os sintomas de insuficiência renal e manter a vida. O estresse causado pela doença geralmente pode ser aliviado por meio da participação em um grupo de apoio, onde os membros compartilham experiências e problemas em comum.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário