quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Proteinúria

           A proteinúria é a presença de albumina na urina. A albumina é uma proteína do plasma produzida pelo fígado, através do metabolismo dos alimentos ricos em proteínas (carne, ovos, leite e derivados).
O valor normal no plasma é de 3,5 a 4,5 g/dl. O papel da albumina é conservar o nosso estado nutricional e impedir a saída de líquidos dos vasos sanguíneos e o do rim é manter as proteínas no sangue. Se houver alterações no rim, este vai eliminar a albumina na urina. Com a diminuição da concentração de albumina a água do sangue sai dos vasos, acumulando-se provocando edema (inchaço).

Origem

            A proteinúria pode ser de causa glomerular, tubular (fazem parte do rim) ou por excesso:
- Doença glomerular - pode ser devido a uma alteração da permeabilidade da membrana do glomérulo, deixando sair as proteínas para a urina. É a mais freqüente.
- Doença tubular - a reabsorção tubular das proteínas filtradas no glomérulo é baixa.
- Aumento de produção de proteínas de baixo peso molecular que se acumulam no plasma. O túbulo não consegue reabsorver todas as proteínas, sendo eliminadas na urina.

Tratamento

            O tratamento consiste em repor os valores de albumina e descobrir se a causa da perda das proteínas é benigna (ex: a ortostática) ou é devido a uma doença renal. Na maioria é benigna.
Se na análise apresentar proteinúria e glóbulos brancos, é sinal de infecção urinária.
Muitos medicamentos provocam danos aos rins, levando à proteinúria. O médico poderá pedir o exame de eletroforese das proteínas no sangue.
Deve-se procurar a causa e encaminhar o doente para um nefrologista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário