quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fisiologia do Sistema Urinário

Eliminação da Urina

           O processo de eliminação da urina do corpo pode ser dividido em duas fases:  em um primeiro momento, a urina trazida pelo ureteres acumula-se na bexiga, até enchê-la, em seguida ocorre micção, ou seja, o esvaziamento completo da bexiga, com a eliminação da urina pela uretra. A urina acumula-se na bexiga porque um anel muscular presente no ponto de união da bexiga à uretra, o esfíncter uretral, mantém-se contraído, impedindo sua saída. Na parede da uretra também existem músculos que se contraem e impedem a passagem da urina.
           Quando a bexiga torna-se repleta, recepetores nervosos em sua parede são estimulados e transmitem a informação ao encéfalo, o que provoca a vontade de urinar. Se a ação puder ser realizada naquele momento, o encéfalo emite estímulos nervosos para a contração da musculatura da bexiga e para o relaxamento dos esfíncteres, com isso a urina é expulsada da bexiga, flui pela uretra e é eliminada do corpo. Os músculos da região pélvica também participam do processo de micção, especialmente nas mulheres.
           Os esfíncteres são controlados involuntária e voluntariamente; é por isso que podemos interromper a micção se quisermos. Os recém-nascidos que ainda não desenvolveram o controle voluntário da micção, urinam sempre que a bexiga fica repleta. O controle voluntário da micção só é adquirido por volta de 2 a 4 anos de idade, com o amadurecimento do sistema nervoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário